Megaferas

Megaferas

sábado, fevereiro 05, 2011

Megaferas = Megafauna

Megaferas é a mesma coisa que Megafauna então vamos saber um pouquinho sobre Megafauna?

Megafauna pode ser traduzido como "o conjunto dos animais gigantes".
Apesar de esta definição poder incluir os dinossauros, o termo é mais usado para designar o conjunto dos animais pré-históricos de grandes proporções que conviveram com a espécie humana, e desapareceram no final da última Era do Gelo.

EXTINÇÃO

Especula-se se estes animais teriam desaparecido por causa da mudança climática (fator climático), pela competição por alimentos com a espécie humana, ou ainda se teriam sido extintos diretamente pelo homem. Na verdade, as três hipóteses parecem complementar-se (as duas últimas reunidas sob o epíteto de fator antrópico).
Alguns destes animais possuíam adaptações para viver sob frio intenso, como revestimento adiposo e pele grossa coberta por densa camada de pelos (o mamute, por exemplo). Além disso, o gigantismo sugere que havia abundância de espaço e alimentos, que escassearam devido ao aquecimento natural do planeta no início do Holoceno.
Por outro lado, a mudança climática favoreceu a fixação de populações humanas em lugares até então inóspitos. Situa-se nesta mesma época a Revolução Neolítica, quando o homem descobriu a agricultura e deu início à sua segunda (talvez primeira) explosão demográfica, aumentando a necessidade ocupar novas terras (desmatando-as para iniciar o plantio), caçar e coletar alimentos para sustentar a população aumentada. Sendo onívoro, o homem competia tanto com as espécies carnívoras como com as herbívoras, fazendo-se mais um fator importante na escassez de alimentos para os grandes animais (parece ser o caso da extinção do Leão marsupial)..
Por fim, há evidências de que o ser humano contribuiu diretamente para a extinção de algumas espécies da megafauna.
Na Sibéria e na América do Norte, foram encontrados indícios de que o homem pré-histórico caçava mamutes, para fins de alimentação ou de defesa. A sobrevivência de algumas espécies bem além do fim da Era do Gelo reforça esta hipótese: sabe-se que o mamute sobreviveu até cerca de 5000 anos atrás. Na Nova Zelândia, o moa, uma ave gigante, foi extinto por volta 1500 d.C., após a chegada dos maori (cerca do ano 1000 d.C), que ainda estavam na fase neolítica.

Algumas Especies da Megafauna:
Tigre dentes de sabre
Mamute
Mastodonte
Leão americano
Leão das cavernas
Leão marsupial
Preguiça gigante
Urso das cavernas
Moa gigante
Vorompatra
Dodô
Águia de haast
Tatu gigante
Cervo gigante
Rinoceronte lanudo
Alce gigante
Bisão antigo
Castor gigante
Lêmure gigante
Dinotério
Indricotério
Elasmotério
Toxodonte
Elasmotério
Gliptodonte
Macrauchenia
Megatério
Sivatério
Diprotodon
Titanis
Ekaltadeta
Pirotério
Arsinoitério
Stegodonte
Pirotério
Uintatério
Dinoceras
Ceratogaulus
Hipopótamo europeu
Basilosauro
Alticamelo
Moropus
Chalicotério
Sinotério
Iranotério
Pirotério
Teleoceras
Hiracodonte
Metaminodonte
Hiracotério
Brontotério
Kolponomos
Arctodus
Megalodonte

 Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário